sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Na hora de comprar um imóvel!

Continuando a comentar a reportagem da Zero Hora de 14/02/20100, quero tratar da segunda parte da matéria, que diz respeito à compra do imóvel.

O que observar: A matéria chama a atenção para que o comprador observe aspectos que possam levar o imóvel pretendido a desvalorizar com o tempo, tais como: incidência de sol, iluminação, ventilação, etc. Bom, uma coisa que se precisa chamar a atenção, isto sim, é de que não existe imóvel perfeito, existe, sim, imóvel adequado.

Se o imóvel tem as características acima inadequadas (uma insolação ruim, pouca ventilação e iluminação), que fazem parte dos fatores subjetivos de uma avaliação imobiliária, é bem possível que o valor de venda dele já esteja aquém de outros imóveis com situação mais privilegiada sobre os mesmos quesitos. Isto quer dizer que ambos (os privilegiados e os não) terão variação na valorização a longo prazo, independente de tais fatores, e terão valores de oferta compatíveis com  tais características.

Na última segunda, no dia da reportagem, fechamos um negócio com uma cliente que só queria andar alto e com vista panorâmica: comprou um 2º andar de fundos. Porque? porque era o imóvel mais adequado para ela, naquele momento, e o valor estava compatível com as suas possibilidades e com as características do imóvel, além de estar mais bonito que um outro, no mesmo condomínio, em um 7º andar de frente.

Sobre a região onde o imóvel está situado, isto também tem tantas variáveis que é difícil de se analisar, tão superficialmente, como a reportagem fez. Quer um exemplo? A reportagem sugere que o comprador verifique se a região oferece serviços, comércio, hospitais, escolas, etc. Pois bem, uma das regiões mais valorizadas de Porto Alegre não tem nada disto por perto: O bairro Bela Vista, em seu topo, ali pelas imediações da Rua Engenheiro Antônio Rebouças. Caminhe por lá, ou melhor, vá de carro, pois para se chegar ao serviço ou comércio mais perto, só morro abaixo. 

No próximo post, falarei um pouco mais sobre o assunto, tratando sobre imóveis novos e, aí sim, cuidados importantes para uma escolha sem dor de cabeça.

Grande abraço

Rafael Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário