sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Na hora de comprar um imóvel!

Continuando a comentar a reportagem da Zero Hora de 14/02/20100, quero tratar da segunda parte da matéria, que diz respeito à compra do imóvel.

O que observar: A matéria chama a atenção para que o comprador observe aspectos que possam levar o imóvel pretendido a desvalorizar com o tempo, tais como: incidência de sol, iluminação, ventilação, etc. Bom, uma coisa que se precisa chamar a atenção, isto sim, é de que não existe imóvel perfeito, existe, sim, imóvel adequado.

Se o imóvel tem as características acima inadequadas (uma insolação ruim, pouca ventilação e iluminação), que fazem parte dos fatores subjetivos de uma avaliação imobiliária, é bem possível que o valor de venda dele já esteja aquém de outros imóveis com situação mais privilegiada sobre os mesmos quesitos. Isto quer dizer que ambos (os privilegiados e os não) terão variação na valorização a longo prazo, independente de tais fatores, e terão valores de oferta compatíveis com  tais características.

Na última segunda, no dia da reportagem, fechamos um negócio com uma cliente que só queria andar alto e com vista panorâmica: comprou um 2º andar de fundos. Porque? porque era o imóvel mais adequado para ela, naquele momento, e o valor estava compatível com as suas possibilidades e com as características do imóvel, além de estar mais bonito que um outro, no mesmo condomínio, em um 7º andar de frente.

Sobre a região onde o imóvel está situado, isto também tem tantas variáveis que é difícil de se analisar, tão superficialmente, como a reportagem fez. Quer um exemplo? A reportagem sugere que o comprador verifique se a região oferece serviços, comércio, hospitais, escolas, etc. Pois bem, uma das regiões mais valorizadas de Porto Alegre não tem nada disto por perto: O bairro Bela Vista, em seu topo, ali pelas imediações da Rua Engenheiro Antônio Rebouças. Caminhe por lá, ou melhor, vá de carro, pois para se chegar ao serviço ou comércio mais perto, só morro abaixo. 

No próximo post, falarei um pouco mais sobre o assunto, tratando sobre imóveis novos e, aí sim, cuidados importantes para uma escolha sem dor de cabeça.

Grande abraço

Rafael Nunes

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A hora de se desfazer do seu imóvel !

Baseado em uma reportagem da Zero Hora, de 14/11/2011, resolvi escrever e detalhar um pouco sobre o assunto, neste momento em que tantas pessoas estão querendo melhorar de padrão habitacional.

Quanto vale o seu imóvel: Esta é uma dúvida cruel! A melhor maneira de se ter uma idéia de quanto vale um imóvel é fazendo um levantamento dos imóveis de iguais características, em regiões semelhantes, à venda no mercado. Tecnicamente este procedimento se chama Método Comparativo de Dados. 

Com a internet, isto ficou bem fácil, já que as informações são abundantes e acessíveis a todos.  Também se informar sobre as últimas transações imobiliárias no seu condomínio ajuda, mas cuidado com a qualidade destas informações, leia o post "Proprietários que fantasiam sobre suas transações", publicado em 14/01/2011 neste blog.

O preço que você pagou pelo imóvel pode ser uma referência, levando em conta alguns índices de correção do mercado. 

O ideal é buscar a ajuda de um profissional do mercado imobiliário. Peça, no mínimo, três avaliações: elas costumam ser gratuitas e sem compromisso. Existem muitos estagiários que já atuam como corretores de imóveis e não possuem muita experiência em avaliações, preste atenção em quem está fazendo a avaliação. Se for um estagiário, peça a supervisão do gerente dele ou do supervisor do estágio, já que os estagiários  (oriundos de cursos técnicos ou de gestão em nível superior) somente podem atuar supervisionados. 

A reportagem traz uma dica sobre a opção de não vender seu imóvel através de uma imobiliária, para economizar os honorários de intermediação, evitando o que chamaram de "depreciação do valor no acerto". Bom, muita calma nesta hora! Uma intermediação de imóveis tem suas vantagens:
a) Você terá acesso a uma gama muito maior de clientes do que você conseguiria acessar diretamente por meio de um anúncio ou placa colocada no imóvel;
b) É mais seguro: as imobiliárias entrevistam, cadastram os clientes e acompanham todas as visitas;
c) É mais barato: quem paga os anúncios de venda, mantém os imóveis em portais de internet ou em sites especializados é a própria imobiliária;
d) É mais tranquilo: já que você faz uma  transação imobiliária a cada 5 anos, enquanto uma imobiliária de médio porte faz uma a cada 2 dias. As variáveis que podem trazer dor de cabeça em uma transação são dominadas por especialistas no assunto;
e)  É mais lucrativo: Dedique seu precioso tempo à sua profissão e deixe que um consultor imobiliário cuide da venda do seu imóvel, do começo ao fim.

Por último, seu imóvel pode valer mais ou menos, dependendo da negociação apresentada. Avalie os prós e contras, as vantagens diretas e indiretas, enfim, tudo o que está sendo negociado, e não só o critério preço mas, acima de tudo, o valor da transação. O que vale mais a pena: realizar uma venda com desconto hoje e aplicar os recursos, podendo ganhar esta diferença na compra de outro imóvel ou perder uma oportunidade?

Em outro post, falaremos sobre os cuidados na compra do novo imóvel.

Grande abraço!

Rafael Nunes