quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Enfeitando a noiva

Estes dias recebi a visita de um colega corretor de imóveis, interessado em vender uma área que possuo em meu cadastro. Este imóvel, em particular, precisa que seja feito um estudo planialtimétrico, para que se conheça todas as curvas de nível e as áreas inundáveis, sendo conhecido, assim, qual o percentual de utilização do solo, face existência de regiões alagáveis em grande parte de sua superfície.

Disse a ele que já havia recomendado aos proprietários que fizessem tal estudo, para que possamos entender o real potencial do imóvel, mas que das duas herdeiras, uma queria fazer e a outra não. Daí que ele disse a seguinte frase: "Rafael, para vender imóvel, é preciso enfeitar a noiva!"

Na sequência da conversa, percebi que não era na forma pejorativa que ele estava falando. Não é "enfeitar a noiva" escondendo defeitos para que o pretendente se engane. O "enfeite" a que se referia dizia respeito a dar ao imóvel uma roupagem decente, completa, digna do pretendente dizer "é este imóvel que eu quero".

O "enfeitar a noiva" pode ser na documentação completa e acessível, em estudos aprofundados de viabilidade técnica e econômica da área, na pintura de um imóvel para dar-lhe uma aparência melhor, na correção de uma infiltração, etc.

Certa vez, fui procurado para auxiliar na venda de 6 imóveis no bairro Azenha, em Porto Alegre ( 4 coberturas e 2 apartamentos). Estava difícil alienar os imóveis, interessados visitavam e não compravam. Quando fui conhecê-los, percebi que os livings, com as paredes sujas do tempo e de uso e os carpetes poídon causavam mal estar na primeira impressão. Orientei o proprietário a colocar, no piso social, piso laminado em todos os apartamentos e pintar as paredes com uma tinta branca bem básica. Vendemos 5 dos 6 imóveis em 2 meses!

Então, caso você tenha um imóvel para vender, "afaste-se" dele, dispa-se do olhar sentimental e viciado de todos os dias e faça de conta que é um interessado. Perceba, com isto, onde podes enfeitar o imóvel de modo que você mesmo o compraria. Caso não consiga fazer isto, chame alguém para ajudar neste olhar crítico. Vai valer a pena!

Nos casos apresentados acima, 3 galões de tinta e 108m² de piso ajudaram a vender 6 apartamentos; R$3.000,00 em um estudo planialtimétrico pode viabilizar a venda de uma área com valor estimado em R$5milhões.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário